Léxico e Dicionário de Pedra e Materiais de Construção

Hsa

Amolecida: Face plana, superfície lisa e aparência brilhante, usado com mais freqüência para mármore, bancadas e pias, também para pisos interiores.

Ângulos ocos: Ângulos escavados fora de seu material, de modo a ser colado à parede.

Enseada cesta: Curva baixa formada por um número ímpar de arcos de raios diferentes, muitas vezes 3 ou 5, às vezes 7, 9 ou 11.

Apoio: Parte superior do clareamento das janelas em que repousa o dorminhoco da cruz. O suporte tem um propósito triplo:
Permitir que as pessoas que ocupam uma habitação para suportar sem risco de chutter do lado de fora, a altura do apoio não deve ser inferior a 1 M para uma parede fina, e é definido no padrão NF-POI-012, dependendo da espessura da luz ou parede mais de 20 cm,
Evite que a água da chuva que chicoteia a fachada entre e flua ao longo do tapume interno.
Descarte a água da chuva além do tapume exterior...

Arco: Construção curvada, ambas as extremidades das quais são baseadas em pontões sólidos. Por sua proporção, podemos primeiro distinguir os seguintes arcos:
Cabide arco completo: Um que inclui exatamente metade de um círculo
Arco alto: Aquele cuja altura é maior do que a do cabide completo
Arco baixo: Aquele cuja altura é menor do que a meia-gama

Arète: Arète: Ângulo saliente formado pela intersecção de dois lados de um pedaço de pedra cortada.

Sentado: Rank de pedras cortadas, ou entulho que é colocado horizontalmente para uma construção.
Sessão regular: Pedras que todos têm a mesma altura.
Sitting irregular: Pedras que têm alturas diferentes.

Através: Pedra, ou pedaço de madeira cavada que é usado para alimentar os animais.

B

Equilibrado (caminhada): Andando de largura variável, no quarto giratório de uma escada.

Tapume: Transporte, movendo um bloco de pedra, ou cortar pedras, de um ponto para outro.

Base: A parte inferior de qualquer corpo que o suporta.

Boucharde: Boucharde: Martelo de aço de cabeça quadrada cortado na ponta do diamante.
O boucharde é uma ferramenta inventada no século 19 para engolir as fachadas de pedra dura e remover os vestígios de serraria antes de tapume da pedra. Desde 1920, bouchards móveis de cabeça, chamado de wafer, foram fabricados, o que torna mais fácil para substituir a cabeça para ter o corte desgastado.

Bouchardée: Bouchardée: Superfície áspera com irregularidades de superfície de 1 a 2 mm de profundidade obtidas pela greve do prato do tubo, ferramenta equipada com picos montados em rolos, bordas marcadas.

Paperback: Aparência de um tapume obtido batendo a cara de uma parte de pedra com um pickaxe ou um ponto em tal maneira que a ferramenta causa sulcos paralelos longos, separados por tiras no relevo de rupturas muito grosseiras.

Escovado: terminar a criação de um ligeiro alívio jogando com as diferenças em "duro" e "soft" texturas das telhas, dá um olhar suave final para o toque e dá cor ao material.

Bruto: Que está no estado grosseiro onde a natureza a produziu. Diz-se particularmente do que não foi cortado: um bloco áspero é um pedaço de pedra de qualquer forma, como foi extraído da massa ou banco.

Serraria áspera: O aspecto de corte da pedra. Em uma pedra dura, as marcas de serra são visíveis, os cortadores de pedra muitas vezes adicionar um acabamento.

C

Calcário: Rocha sedimentar carbonato, composta por pelo menos 50% de calcita e pode conter dolomita, aragonita. As calcárias são formadas por acúmulo de fragmentos esqueléticos ou conchas de calcário (corais, bivalves, foramíferos, etc.), ou por precipitação química ou bioquímica de carbonatos de cálcio.

Calcita : Carbonato de cálcio cristalizado natural que forma a gangue de muitas escolas de Pedra. A calcita também é encontrada em estalagtites, estalagmites e alguns mármores brancos.

Notebook: Desenho que descreve o trabalho a ser feito no corte de pedra e em que as dimensões de cada pedra são mostradas.

Calepineur: Calepineur: Designer responsável pelo estabelecimento dos cadernos.

Ladrilhador: Aquele que coloca azulejos. Por outro lado, aquele que coloca lajes de pedra é chamado de poser.

Carreira: Um lugar onde a pedra, mármore, areia, ardósia, etc. são desenhadas.

Cadeia (ângulos): Um pilar de pedra construído na espessura de uma parede feita de pequenos materiais, que é usado para fortalecer e vinculá-lo. As correntes são colocadas em tal lacuna que eles realmente endurecer a parede, os pontos carregados e nas curvas. Neste último caso, diz-se: uma corrente de ângulo.

Chanfro: pequena superfície que é formada cortando o cume de uma pedra, um pedaço de madeira ou metal.

Cantando: Rosto próximo de um objeto em oposição ao rosto largo que forma o prato. Estava nos vocais. Cante pedras: coloque-as de modo que o sentido de sua largura seja vertical e o sentido de seu comprimento horizontal. A canção de uma laje: sua espessura.

Tenda: A parte superior da coluna em que o friso é colocado e que repousa sobre o barril.

Caça: Ferramenta usada para caçar ou quebrar o granito ao longo de uma linha específica.

Limão: É comumente referido como carbonato de cal ou pedra de cal que é cozido nos fornos. Assim preparado, o cal aquece-se acima na água, dissolve-se e dá forma a uma pasta branca firme que, sendo misturada com a areia, compõe o almofariz que foi usado até o começo do 20o século nos edifícios.

Chiselure: Chiselure: Pequena borda que é feita, com a cebolinha, para o revestimento de uma pedra dura para treiná-lo.

Claver: Configure a chave para um canteiro de flores, arco ou abóbada.

Claveau: Claveau: Claveau: Clave Pedras cortadas em cunhas, que entra no construtoSomos bandas de revestimento.

Chave: Um fecho, ou um atordoamento que ocupa a parte central de um canteiro de flores, arco ou abóbada.

Coluna: Uma espécie de pilar consistindo de um barril cilíndrico, uma marquise, e muitas vezes uma base.

Contra a caminhada: Face vertical da etapa.

Corvo: Pedaço de pedra, madeira ou ferro, formando salientes no tapume de uma parede para suportar uma rede, um feixe ou um motivo arquitetônico.

Sapo: Concentração de microcristais de cor diferente da massa de granito que não é um defeito.

Crosta: Parte superior de um banco de pedra, em contato direto com o crime, consistindo de um depósito de argila e material de xisto.

D

Pavimentação: Superfície horizontal coberta com lajes de pedra, ardósias cortadas ou mármore.

Laje: Tablet de pedra, mármore ou ardósia cortada, limitada em espessura por duas superfícies de tamanhos, em paralelo de princípio.

Fluxo: Maneira de cortar, para ver as pedras a determinadas dimensões dependendo do uso que você quer fazer delas.

Debiter: Debiter: Máquina que débitos. Debiter do disco (retratado): Serra circular mecanicamente operada. O debiter do disco é composto de um feixe de metal horizontal que cruze a bandeja em que a pedra de corte descansa, e que é selada em um ou outro lado da bandeja em maciços da alvenaria.

Pick-up: Removendo na superfície vertical ou horizontal de um tapume, causando uma canção entre um ângulo saliente e um ângulo de entrada.

Densidade: Proporção da massa de um corpo para o seu volume, densidade média de granito 2,7 toneladas / m3

Diâmetro: Linha reta que vai de um ponto da circunferência de um círculo para outro ponto dessa circunferência que passa pelo centro.

Expansão: A ação de dilatação ou dilatação. Trata-se de um fenómeno que deve ser tido em conta na construção das estruturas.

Disco: Vi na forma de um disco usinado para ser capaz de cortar a pedra. Disco de diamante ou disco diaManobrabilidade. Parte de um debiter ou um temuse do disco cuja a circunferência é alinhada com os dentes que na realidade não viram a pedra mas a usam. Definido para o periferarismo do disco, os dentes são formados por uma concreção de diamante cuja composição exata varia com a natureza da pedra a ser cortada.

Cove: Moldagem ondulante, com a parte superior côncava, o convexo inferior e o total saliente igual à altura. O doucine direito, que é em forma de console, pode ser distinguido e o doucine virado é em forma de distância entre eixos.

Dureza: Para determinar a dureza de uma pedra, sua densidade e sua restrição de ruptura são calculadas.
Existem 6 tipos de dureza (do mais suave ao mais difícil):
Muito macio, até 1470 kg/m3 e 50 kgf/cm2
Concurso, até 1840 kg/m3 e 120 kgf/cm2
Meia-fazenda, até 2150 kg/m3 e 275 kgf/cm2
Fazenda, até 2355 kg/m3 e 520 kgf/cm2
Dura até 2580 kg/m3 e 1080 kgf/cm2
Frio, acima de 2581 kg /m3 e 1081 kgf /cm2

E E

Amostra: Fragmento de pedra com toque paralelo que é mostrado ao cliente para fazê-lo conhecer as qualidades da mercadoria: cor, grãos, dureza, etc. Uma vez que a pedra é um material natural, mais ou menos homogêneo, um cliente deve sempre ser avisado de que a amostra apresentada lhe dá uma visão geral da cor e aparência da pedra, mas que uma oferta pode mais frequentemente envolver em lugares outros aspectos (conchas, veias, buracos, etc.).

Esclesado: Aparência de um tapume obtido golpeando a pedra do martelo com bordas afiadas, ao longo das bordas da cara, com tal força que cada sopro causa um brilho significativo nessa cara. O tamanho resultante não deve ser retocado.

Eclacteuse: Máquina para cortar, em uma barra de pedra, entulho quebrado. Esta máquina é composta de uma cama em que a barra de pedra é colocada para ser cortada, e coum quadro vertical que consiste em uma parte fixa, e em uma parte movente afiada.

Quadro: Perfil ou ornamento em salientes que envolve certos elementos da arquitetura: o enquadramento de uma porta

Revestimento: Camada de gesso, argamassa de cal, cimento, ou algum outro material semelhante, que é aplicado a paredes, ou tetos.

Evitar: Faça um vácuo, podar até à data.

Extração: Conjunto de operações necessárias para cortar uma massa de calcário, e removê-los, blocos de pedra adequados para uso na construção.

F

Forma: Trabalhar uma coisa para dar-lhe uma certa maneira, alguma forma.

Quadrado falso: Equerre cujos ramos são articulados em seu ponto de montagem, para permitir desenhar qualquer ângulo.

Rabbet: Rabbet: Um entalhe do direito-ângulo, preparado no frame de uma baía, verticalmente entre a pintura e o slintering, horizontalmente entre o lado inferior e o estilingue, para abrigar a carpintaria.

Seta: Altura, distância vertical da chave de um cofre acima de seus nascimentos: também dizemos que subiu.

Morango: Ferramenta cônica pequena usada para perfurar na madeira, no metal ou na pedra.

Foi: Parte da coluna entre a base e a marquise.

G

Curva: Linha de perfil, contorno de uma peça de arquitetura.

Amante: Falha para quebrar, quebrar ou desmoronar a ação da geada. Os relatórios de teste são usados para determinar a resistência da geada de uma pedra.

Colo: Parte do passo em que você pôs os pés para cima ou para baixo.

Grão: Aparência geral, em uma ruptura, elementos da estrutura de uma pedra (tamanho, forma e arranjo de seus grões). Pedra de grão grande, pedra de grão fino.

Granito: O granito é uma rocha magmática plutônica com uma textura granulada, ou seja, totalmente cristalizada e composta por minerais bem desenvolvidos visíveis para oa olho nu. Este é o resultado do resfriamento lento e profundo de grandes massas de magma que formarão plutões, este último sendo atualmente na superfície graças ao jogo de erosão que despojou as rochas sobrejacentes.

Queimar: Desenhe uma figura, ou personagens, em mármore ou pedra com cebolinha.

Arenito: Rocha sedimentar composta de grãos de areia aglutinados. O cimento natural que conecta grãos de areia (assim quartzo) pode ser sílica, argila, calcário, marl, ferruginosous ou glauconnous. O resultado é uma grande variedade de arenito.

H

Vestir: O ato de vestir, cobrindo uma parede ou uma partição de materiais ricos.

Repelente de água : Isso preserva a umidade. Recomendamos um tratamento repelente de água para pedras, pedras de pavimentação, bancadas, pias... A fim de impermeabilizá-los contra possíveis tarefas, vinho, café ...

J

Armação:

1- Cadeia de pedra ou alvenaria que suporta o edifício e em que as grandes vigas são colocadas.

2- Um dos dois pregos verticais de uma baía, porta ou janela, quando a baía é terminada com um linte. Quando a baía é terminada com um arco, é chamado piedroit.

3- Alvenaria vertical que suporta em cada lado o manto de uma chaminé.

Selo: Lugar onde duas partes se juntam.

L

Lause: Laje áspera de qualquer forma, obtida dividindo algumas rochas de xisto de acordo com sua clivagem, e usada como um elemento de cobertura em Auvergne e na Dauphiné. Também escrevemos: lauze.

Cabeçalho: elemento arquitetônico usado para suportar a alvenaria ou materiais da parede acima de uma baía, porta ou janela. ...

Sr

Casaco: Parte da lareira que se projeta para o quarto, acima da lareira, acima da lareira. Esta é a parte externa do capô.

Mármore: Rock geralmente calcário susceptível de assumir um belo polonês e ter um aspecto decorativo particular.

Mármore: Indústria de mármore.

Meurches: Caminhada balançando: Andar de largura variável entre suas duas extremidades. Caminhada enviesada: Andar não equilibrado, mas não perpendicular ao lodo. Caminhada delard: Caminhada cortada obliquamente do lado de baixo, seguindo o creepofer da escadaria. Caminhada direita: Ande perpendicular à parede e ao lodo. Caminhada à terra: Caminhada cercada por um molde. Caminhada: Andar que forma a borda de um pouso na escada. Bancada: Face vertical da etapa.

Monolito: que é feito de uma peça.

Argamassa: Uma mistura de areia e limão ou cimento, dislameed com água, usado para ligar as pedras ou tijolos de um edifício.

Moldagem: Nome genérico de cada uma das partes mais ou menos proeminentes, retas ou curvas, que servem como ornamentos comuns em uma obra arquitetônica. Pudim, astragalus, bisgelo, sulcos, cave, doucine...

N

Costelas: Parte saliente de uma moldagem. As costelas são encontradas nas bordas de uma abóbada, nas laterais dos sulcos, nas bordas dos pergaminhos, nos ângulos das pedras, etc.

Nariz ambulante: Uma parte saliente de um passo, acima do degrau. Ex. Nariz reto com borda arredondada, pudim de nariz, nariz astragal, nariz distorcido ...

O O

Oeuil da carne: Abertura circular na parte central de um cofre para servir como uma passagem para os sinos, durante a sua instalação. Ovo de carne: janela redonda ou oval.

Ogiva: Cada um dos arcos, normalmente em plena cabide, que cruzando em X apoiar o cofre, chamado "em cruzado com ogivas".

Guia: Corte obliquamente, a 45 graus, no final ou na espessura de uma faixa de pedra ou moldagem.

Opus: Palavra latina: livro. Opus incertum: Aparente alvenaria de escombros com articulações incertas. Este termo às vezes é usado para se referir a uma pavimentação feita de lajes quebradas na forma de polígonos irregulares. Roman Opus: Dallage feito de lajes de diferentes tamanhos que se entrelaçam, formando um módulo. por exemplo, Opus 11.

P

Rolamento: Entãoplataforma rte dispostos em uma escada, em uma varanda, em uma rampa macia, nas arquibancadas de um teatro, para servir como um descanso.

Aterragem: Andar que forma a borda de um pouso.

Patina: A tonalidade que o tempo dá à pedra.

Pé direito: Cada uma das partes verticais que suportam o nascimento de uma abóbada, uma arcada.

Pedra do tamanho: Pedaço de pedra destinado a fazer parte de uma construção equipada, e corte de acordo com o notebook do dispositivo. A pedra cortada difere do paralelepípedo na medida em que tem um lugar preciso para ocupar no trabalho do qual fará parte; mesmo em uma construção de varria de sol ou máquina-escória, estes são intercambiáveis; pedras tamanho não são geralmente cortadas. Na verdade, cada pedra de tamanho tem um número consistente com o indicado no caderno e, em princípio, ele só pode ser alterado com outro.

Pilar: A alvenaria trabalha na forma de uma grande coluna redonda, quadrado, etc. Que é usado para suportar um edifício.

Folheado: Cobrindo lajes finas na frente de uma parede.

Cabide completo: Círculo meio perfeito: um cabide completo, um cabide completo.

Cabelo: Fio em pedras frias, mármores e granitos. Geralmente é colorido. Cabelo branco: Descolorido e difícil de detectar fios. Cabelo passado: Fio cheio de uma fina película de calcita dando a aparência de uma pausa, mas isso não interfere com a solidez da pedra.

Polidor: Máquina que usamos para polir. As máquinas usadas hoje para amaciar, lixar, lixar e mesmo lustro são referidas indiscriminada como estas máquinas. A mesma máquina pode ser usada para várias operações simplesmente alterando o disco.

Porosidade: A porosidade é expressa como uma porcentagem. Esta é a proporção do volume de vazios para o volume total do tubo de ensaio. A porosidade de granito duro é de cerca de 0,50%. É por isso que uma caixa de granito sólidoimpermeável e uma laje de granito seca rapidamente.

Perfil: Representação de todos os tipos de alvenaria, arquitetura e decoração funciona, em sua elevação como corte por um plano de projeção.

R

Groove: Um corte retangular feito no comprimento em uma pedra, ou em uma parede, pretendida geralmente acomodar uma parte que devesse caber nela.

Rejingot: Rejingot: Um pequeno desfiladeiro no topo da encosta de um suporte de pedra que é colocado o pedaço de apoio de uma cruz ou uma porta da janela, e que geralmente se transforma em uma mesa, para se afastar, para devolver a água da parede.

Juntar: Reabilitação da junção.

Rústico: Nosso acabamento "Rústico", feito à mão, traz para nossas pedras a nobreza de pedras de resgate antigas, esculpidas pelo tempo.

S S

Lixar: O funcionamento da limpeza das fachadas de pedra, projetando, em alta velocidade, de areia nas superfícies a serem limpas.

Xisto: Rocha de argila, massa folhada, que se divide em placas paralelas. Esta maneira de refendcing é chamada de cistosidade ou clwash xisto.

Serrada: É dito de uma das caras, junco, cama ou tapume de uma parte de pedra enquanto aparece após a serra.

Scotie: Scotie: Moldagem côncava com uma parte inferior que é mais proeminente do que o topo, geralmente limitado por listels. Scoatia é muitas vezes parte da base de uma coluna.

Sedimento: Depósito que se formou na crosta terrestre, quer em um líquido, mar, lago, rio etc ... Precipitação; ou no sopé das colinas por colapso; quer através do transporte eólico; ou mesmo através de erupções vulcânicas; Etc.

Único: Laje de pedra, ou mármore, que forma o topo do degrau de uma escada.

Limite: laje de pedra, que está na parte inferior da abertura de uma porta e em que a porta se levanta. O limiar difere da porta na medida em que só mede a largura da tabela, enquanto a porta se projeta no exterior do lado de fora da parede.

Base: Parte em que uma coluna repousa. Por extensão, o apoio de um busto, uma estatueta, um vaso, etc.

Base: A parte inferior de um edifício, no qual o edifício está alojado, e que em si lida com a fundação.

Estela: Monumento monólito, na forma de um barril de coluna, um obelisco, uma laje ereta, e que é mais frequentemente usado para marcar a localização de um enterro.

Baixo: Quem não está no meio de um cabide e cuja ascensão é inferior a metade de sua abertura, falando de um arco, um cabide, um cofre, etc.

Superfície: Certifique-se de superfícies regulares são feitas pelo uso de máquinas ou aparelhos apropriados.

T

Tabela: Face vertical de uma baía desfechamento, se coberta por um arco, linte ou canteiro de flores, entre os dois tapumes.

Tablet: Um pedaço de mármore, pedra ou madeira, de uma pequena espessura, que é colocada no topo de alguns trabalhos de alvenaria.

Tablet de suporte: Aquele que, em pedra dura, cobre o suporte de pedra macia de uma janela ou de um corrimão.

Tamanho: Maneira de dar as pedras, depois de serrar, a forma que eles devem ter para entrar em uma construção.

Concurso: O que pode ser facilmente iniciado, que pode ser facilmente cortado. As pedras macias já foram todas aquelas que podiam ser serradas com uma serra de dente. O adjetivo do encarregado foi usado por muitos anos para qualificar comercialmente determinadas pedras calcárias. Este adjetivo deve ser atribuído exclusivamente, de acordo com os nomes padrão B10-001, a pedras para as quais a resistência média ao esmagamento de 24 tubos de ensaio é entre 50 kg/cm2 e 120 kg/cm2 (ver palavra dureza).

Cabeça: Parte anterior de um elemento de construção. Cabeça de parede. Fim de parte de uma parede cujo rosto em troca é visível. Uma cabeça de parede é frequentemente composta por um pilar de pedra, harped com oalvenaria da parede. Navehead. Parte anterior da nave. O seu chefe. Parte visível da cadeira no tapume da parede.

Fatia: Um grande pedaço de pedra, mas de pequena espessura, que é obtido por serrar um bloco de pedra. Quando tem mais de 25 cm de espessura, o produto resultante é chamado de bandeja.

V

Bacia: Uma espécie de bacia redonda e rasa que recebe água de uma fonte, um fluxo de água.

Veia: Tipo de linha longa e estreita que passa por sinuoso ligeiramente através de pedras duras, e caprichosamente em comparação com a estratificação.

Tosoire: Tosoire: Cada uma das pedras cortadas que formam o cabide de um arco, ou abóbada.